domingo, 10 de maio de 2009

Disseram-me

Disseram-me
que ouvir é imprescindível
que falar é possível
andar é necessitável
e sentir é opcional.
Disseram-me
que amar é preciso
que comer é vitável
chorar descartável
e ler importante.
Disseram-me de tudo,
disseram-me e disseram-me
mas nunca provaram-me.
Disseram-me
que nossas vidas não valem nada
que nosso tempo não é longo o bastante
que nossa existência é o limite
e que nossa paciência é mutável...
Paciência? Eu tive anos de paciência
que nunca foi mudada!
Disseram-me o que quiseram
disseram-me o que convinha
disseram-me o que cansava
e até o que não precisava.
Disseram-me para dormir
disseram-me para acordar
ajoelhar e rezar.
Disseram-me, sim!
Mas nunca provaram-me.
Daí disseram-me para questionar.
Questionei...
disseram-me então para desistir.

2 comentários: